Cultura

A capital Bratislava é o centro histórico cultural da Eslováquia. Devido a este caráter multi-cultural, a cultura local é influenciada por vários grupos étnicos, incluindo alemães, eslovacos, húngaros, e judeus. Bratislava possui muitos teatros, museus, galerias, salas de concerto, cinemas, clubes de cinema e instituições culturais.

TEATRO:
Bratislava é a sede do Teatro Nacional Eslovaco, localizado em dois edifícios. O primeiro é um edifício neorrenacentista situado na cidade antiga ao final da Praça Hviezdoslav. O novo edifício, aberto ao público desde 2007, está na ribera. O edifício conta com três conjuntos: a ópera, o balé e o teatro. Teatros mais pequenos incluem o Teatro de Marionetes de Bratislava, o Astorka Korzo'90 teatro, o Teatro de Arena, L + S Studio, e o Teatro de Radošina Ingênuo.



MÍDIA:
Como capital nacional, Bratislava é o lar de muitos meios de comunicação nacionais e locais. Notáveis as estações de televisão com sede na cidade incluem a Televisão Eslovaca (televízia Eslovaca), Markíza, JOJ e TA3. A Rádio Eslovaca (Slovenský rozhlas) tem sua sede no centro, e muitas estações de rádio comerciais eslovacas têm base na cidade. Jornais nacionais com sede em Bratislava incluem PYME, Pravda, Nový hora, Hospodárske noviny e o diário em inglês The Slovak Spectator. Duas são as agências de notícias com sede lá: a Agência de Notícias da República Eslovaca (TASR) e a Agência de Notícias Eslovaca (SITA).

ARTES PLÁSTICAS:
Pintura popular eslovaca é o fenômeno único no contexto da Europa Central. Sua característica principal é a limpeza e simplicidade de estilo. A pintura, plástica e arte gráfica faziam parte dos costumes, rituais e vida religiosa da população rural e passavam de geração para geração.
O desenvolvimento da arte popular culminou na Eslováquia nos finais do século XIX, em algumas regiões até na primeira metade do século XX. As plásticas populares de madeira, pedra e barro eram geralmente feitas pelos artesãos - escultores, cerâmicos e até moleiros autodidatas.

PONTOS TURÍSTICOS:
*Spissky hrad – o maior castelo do país, foi fundado em 1209, e após invasões e reconstruções, se transformou em ruínas em 1780 devido à um incêndio. No entanto suas ruínas são espetaculares, e contem uma torre gótica, uma cisterna, uma capela e um palácio sobre um abismo. Instrumentos de tortura são exibidos nos porões.

*Slovak Karst – região de canyons e cavernas, possui paisagem espetacular, incluindo a Caverna Domica, considerada uma das maiores do mundo. É um dos locais mais populares para o alpinismo e montanhismo.



MÚSICA:

A música em Bratislava floresceu no século XVIII e está estreitamente vinculada à vida musical vienesa. Mozart visitou a cidade com seis anos. Entre outros notáveis compositores que visitaram a cidade estiveram Haydn, Liszt, Bartók e Beethoven, que interpretou sua Missa Solemnis pela primeira vez em Bratislava.Bratislava é a sede da Orquestra Filarmónica Eslovaca. A cidade alberga vários festivais anuais, como o Festival de Música de Bratislava e Bratislava Jazz Days.O Festival Wilsonic celebra-se a cada ano desde 2000 e leva dezenas de atos musicais internacionais à cidade. Durante o verão, vários eventos musicais têm lugar como parte do Verão Cultural de Bratislava. À parte dos festivais de música, pode-se escutar música que vai desde a clandestinidade às estrelas do pop bem conhecidas.


GASTRONOMIA:
Como na República Checa, uma das especialidades mais típicas da cozinha eslovaca são os bunhuelos, que também são o alimento mais econômico, que o turista poderá encontrar. Entre os bunhuelos mais populares estão os bryndzove halusky, feitos com queijo de ovelha frito e bacon frito. A sopa mais conhecida é a kapustnica, um rico caldo ao que agrega-se repolho, presunto defumado, salsichas, cogumelos e maçãs. Um tira gosto muito habitual é o sunkova rolka cherenovou, que consta de uma fatia de presunto com creme temperada, com diversas ervas. As sobremesas mais típicas são as crepes (palacinky), especialmente as de chocolate.