Seu Território

LOCALIZAÇÃO:
A Eslováquia situa-se no centro da Europa. A capital, Brastilava, é banhada pelo Danúbio, que constitui uma fronteira natural. A zona norte do país é dominada pelos montes Cárpatos. Países limítrofes: Áustria, República Tcheca, Hungria, Polônia e Ucrânia.


DENSIDADE DEMOGRÁFICA:

- População de 5.380.000 habitantes
- 110 hab/km².
- Taxa média anual de crescimento populacional: 0,1%.
- População residente em área urbana: 56,62%.
- População residente em área rural: 43,38%.
- População subnutrida: menor que 5%.
- Esperança de vida ao nascer: 74,4 anos.
- Domicílios com acesso a água potável: 100%.
- Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,880.

RELIGIÃO:
Cristianismo 72,3% (católicos 60,3%, protestantes 7,9%, Igreja Católica Grega 3,4%, Igreja Ortodoxa 0,7%), sem filiação e ateísmo 9,7%, outras 18%.

PIB:
Produto Interno Bruto (PIB): $107.6 bilhões (2007 est.)
Produto Interno Bruto (PIB) per capita: $19,800 (2007 est.)
Produto Interno Bruto (PIB) - Taxa de Crescimento Real: 8,8% (2007 est.)

BASE ECONÔMICA:

A Eslováquia é uma economia de porte médio que passou por uma difícil transição do planejamento centralizado para uma moderna economia de mercado. As grandes privatizações já foram quase totalmente empreendidas, inclusive no setor bancário, e o investimento estrangeiro acelerou-se. O país caracteriza-se por uma alta e sustentada taxa de crescimento econômico. Em 2006, a Eslováquia atingiu a maior taxa de crescimento do PIB (8,9%) dentre os membros da OCDE(Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Estima-se que o crescimento anual do PIB em 2007 chegue a 10,4%, com um nível recorde de 14,3% no quarto trimestre.

HIDROGRAFIA:
* Rio Danúbio: é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no Mar Negro, no Delta do Danúbio (Romênia).





* Rio Hron: é um rio de 298 km de extensão afluente do rio Danúbio e o segundo rio em extensão da Eslováquia. O rio nasce nas montanhas Tatras Bajas, atravessa a Eslováquia Central e do sul e desagua no Danúbio, próximo de Štúrovo e Esztergom (esta última na Hungria).



* Rio Morava: origina-se na montanha Králický Sněžník, no noroeste da Morávia, perto da fronteira da República Checa com a Polônia e corre para o sul. A parte baixa do curso do rio forma a fronteira entre a República Checa e a Eslováquia, e, depois, entre a Eslováquia e a Áustria.





* Rio Tisza: é o segundo rio mais importante da Hungria. Nasce na Ucrânia, toca a fronteira com a Eslováquia, e desagua no Rio Danúbio. O rio quando nasce na Romênia é chamado de Rio Szamos e quando passa para o território da Hungria passa a se chamar Tisza.Tem 1 358 km de comprimento e a sua bacia hidrográfica é de 157 183 km². É navegável na maior parte do seu percurso.






RELEVO E VEGETAÇÃO:
A paisagem eslovaca é digna de nota em especial pela sua natureza montanhosa, com os montes Cárpatos a desenrolarem-se ao longo da maior parte da metade norte do país. É nos Cárpatos que se situam os elevados picos dos montes Tatra, um destino popular para a prática de ski e também zona de muitos lagos e vales espectaculares, além de albergarem o ponto mais alto da Eslováquia: o Gerlachovský štít, com 2655 m. Existem terras baixas nas extremidades sudoeste (nas margens do Danúbio) e sudeste da Eslováquia. Os rios principais, além do Danúbio, são o Váh e o Hron.



A flora da Eslováquia é rica em espécies de plantas, devido ao clima ameno e a geologia diversificada. As florestas ocupam cerca de 40% do território nacional. Com o aumento da altitude ocorrem mudanças significativas na vegetação, a qual cria uma fase de crescimento vertical.